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Orientação parental - Psicóloga Cristina Araújo

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O que é orientação parental?

A orientação parental (ou orientação familiar) pode ser conceituada como um conjunto de estratégias terapêuticas que auxiliam mães e pais/responsáveis à compreensão das demandas de seus filhos(as), com o propósito de fomentar reflexões e nortear esses pais no cuidado e educação das crianças de forma leve e mais assertiva.


Educadora parental
Orientação da criança


Quais os propósitos da orientação parental?

  • Nortear pais na psicoeducação da criança;
  • Esclarecer dúvidas sobre a queixa relatada;
  • Dar suporte, orientações e aprofundar o relacionamento entre pais e filhos;
  • Ressaltar a função dos pais como coterapeutas no processo de mudança;
  • Acompanhamento do desenvolvimento infantil;
  • Problemas de comportamento;
  • Prevenção de adoecimento psíquico da criança.


Demandas mais comuns (outras podem acontecer):

  • Separação dos pais;
  • Desfralde;
  • Medos;
  • Tempestade Emocional;
  • Rotina;
  • Nascimento do(a) irmão(a);
Orientação parental
Orientação de pais


Como iniciar a orientação parental?

A orientação parental particular está disponível nas modalidades presencial em Maceió ou online. Veja mais:


Modalidade online - até 1h30min - realizada pelo google meet.

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Modalidade presencial - até 1h30min - realizada em consultório

Endereço: Rua Boa Vista, 251. Galeria Boa vista. 1° andar. Sala 203. Comparecer cerca de 10 min antes do horário marcado.

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Conheça a Psicóloga Cristina Araújo

Psicóloga Infantil

Sou Cristina Araújo, psicóloga infantil.

Psicóloga e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas com a temática da “devolução” de crianças e adolescentes em processo de adoção, além de diversas formações em psicoterapia infantil.

Acredito que a infância é uma fase crucial da nossa existência, na qual desenvolvemos (porque somos ensinados) e introjetamos crenças e valores que podem permanecer ao longo da vida e se manifestarem em nosso comportamento. Por essa razão, entendo a infância como um solo fertilizado, no qual é importante cultivar as melhores sementes.

Sou uma boa leitora de Donalds Woods Winnicott, pediatra e psicanalista inglês que foi responsável pelo plano de evacuação de crianças durante a Segunda Guerra Mundial. Winnicott percebeu o quanto determinadas crianças estavam em sofrimento psíquico distantes de seus lares; enquanto outras, a situação de abrigamento foi o melhor que lhes podia ter acontecido, devido à instabilidade em suas famílias.

As demandas infantis são inúmeras, mas continuamente em meu consultório aparecem situações de desfralde, medo, divórcio dos pais, nascimento do(a) irmão(ã), tempestade emocional (a famosa birra), indisciplina, tristeza profunda, luto, timidez excessiva, ansiedade, adaptação escolar, mudanças, fobia, pesadelo, agressividade, dificuldade de aprendizagem, dentre outras questões.

Minha responsabilidade primordial como psicoterapeuta infantil é estabelecer, em um primeiro momento, um vínculo de respeito, sigilo, confiança e aceitação com a criança, o que facilita a compreensão do mundo dela, suas emoções, pensamentos, sentimentos, crenças, fraquezas e potencialidades, as quais busco alinhar em todo processo terapêutico, ou seja, na psicoterapia da criança o foco é promover o equilíbrio entre o ambiente e suas necessidades enquanto sujeito, buscando o desenvolvimento e integração da sua personalidade, por meio da escuta clínica qualificada, acolhimento e psicoeducação. 

Para tanto, é indispensável respeitar as defesas da criança, e adentrar em seu psiquismo com ternura.

Em relação às mães e aos pais, ambos são protagonistas na psicoterapia da criança, por isso os convido a serem coterapeutas, uma vez que eles me ajudam a entender como funciona o sistema familiar, como também os auxilio a alcançarem uma consciência reflexiva sobre o ambiente que age sobre a criança e em que é possível melhorar.

O universo infantil é tão valoroso que a criança aprende, elabora conflitos e compreende a realidade no ato de brincar, e a psicóloga é aquela que toma a criança pela mão, facilita seu processo, psicoeduca, e mostra o quanto ela mesma pode dirigir suas ações, sentimentos, comportamentos e emoções, facultando-lhe a independência necessária para o seu amadurecimento emocional.

Na tentativa de acolher a dinâmica psíquica da infância, nasceu a Emoção Criativa. O que fazer com a emoção que me dói, que me incomoda, que me faz chorar? A resposta é ‘criar’ com essa emoção, fazê-la florescer de forma saudável, transformá-la por meio da criatividade. Sempre reflito que não podemos impedir as crianças de sentirem emoções desagradáveis, mas podemos ensiná-las a lidar com tudo isso.

Essencialmente aposto todas a minhas fichas no cuidado à infância, que passa também pelo cuidado à família, uma vez que a criança é reflexo dessa estrutura. Quem são os pais? Em que meio a criança vive? O que ela escuta? Essas são questões essenciais que ajudam a compreender os comportamentos, uma vez que a infância é uma fase em que existe dificuldade na expressão dos sentimentos pela linguagem falada.

Desse modo, o meu trabalho é também orientar papais e mamães a se relacionarem com seus filhos da forma mais assertiva possível.

Uma das estratégias que considero importante é não apenas dialogar com a criança, mas brincar com ela enquanto dialoga. Ao investir em um tempo de qualidade, a família tem a oportunidade de construir não apenas o ato de brincar, mas o brinquedo em si, e mais que isso, relações mais humanas e afetuosas.

Assim, tão nobre quanto o processo de psicoterapia e a orientação de mães e pais, surge a Emoção Criativa - Brinquedos de papel, um site interativo, psicoeducador e divertido, no qual a família encontra brinquedos em pdf construídos por profissionais que amam e conhecem as necessidades da infância. Tudo pronto para baixar, imprimir, recortar, colar e se divertir.

Além disso, as crianças podem conhecer a Winni, uma nuvenzinha graciosa que estará em todo conteúdo desta plataforma, instruindo acerca do passo-a-passo para adquirir e fazer uso dos materiais.

Cristina Araújo
CRP 15/ 4626

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